top of page
Foto do escritorscor3news

A ascensão da prática amadora de Padel

[por Andreia Araújo, Bruna Pereira, Diana Fernandes e Diana Fonseca]


Atualmente, em Portugal, existem cerca de 100 mil praticantes de Padel e parece ser uma tendência crescente. Regularmente ou ocasionalmente, os campos destinados a esta modalidade são bastante procurados.


Antes de começar a praticar Padel, precisa de saber que esta modalidade não é necessariamente similar ao ténis. Tiago Vaz, praticante amador há cerca de um ano, sentia-se confuso com esta questão, mas ao começar a jogar entendeu as regras: "desde o primeiro jogo soube que logo que era algo que ia praticar mais vezes", assume.


A convite de amigos, Tiago iniciou-se neste desporto, apesar de admitir que não é o "mais amigável para o consumidor" - o aluguer do material e do espaço para jogar são um pouco acima da média (quando comparado a outras modalidades).


Mesmo com este fator desfavorável, nota-se um crescimento constante do número de pessoas que praticam Padel, seja ocasionalmente ou com regularidade, e igualmente da quantidade de campos, sendo que hoje se contam com mais de 550 espalhados por Portugal Continental e Ilhas. Por exemplo, Tiago Vaz comenta que perto de sua casa já conta com cerca de dez espaços para a prática de Padel, estando em projeto mais dois: "a procura por campos é uma loucura. Agora que pratico regularmente, sei que se não reservar antecipadamente no pavilhão em que costumo jogar, posso correr o risco de chegar ao dia e não ter um campo para jogar".


Sugestões de sítios para praticar Padel:

- Vive Padel, Lisboa

- FamaPadel, Vila Nova de Famalicão, Braga

- Padel Plus, Santa Maria da Feira, Aveiro

- Aircourts - encontre aqui os campos de Padel mais perto de si.

No Grande Porto, por exemplo, pode dirigir-se ao Norte Padel, onde se conta com quatro campos indoor (entre os 12 e os 20 euros, com possibilidade de alugar o equipamento específico, como a raquete e as bolas). O Scor3News foi conhecer este local:




REGRAS PRINCIPAIS DE JOGO

1. O serviço é feito por baixo e não pode ser feito acima da cintura. 2. No serviço a bola deve bater primeiro no chão atrás da linha de fundo. Deve ser cruzado, passar a rede e acertar dentro da zona de receção do adversário. 3. Se a bola bater no campo contrário e tocar na rede metálica que limita o campo antes do segundo ressalto, é considerada falta.

4. A pontuação é igual à do ténis: para ganhar um jogo é preciso ganhar quatro pontos seguidos.


Este desporto jogado a pares começa igualmente a destacar-se na parte profissional e para entender este terreno, o nosso projeto de ciberjornalismo esteve à conversa com Ana Catarina Nogueira, dez vezes campeã nacional de Padel, e recentemente campeã do World Padel Tour:



O Padel torna-se atraente, na opinião do praticante amador Tiago Vaz, pela "exigência, tanto em termos técnicos como físicos". Além disso, o próprio aprecia como a modalidade é acarinhada por diferentes faixas etárias: "ao longo deste ano já apanhei adversários de 13 anos, mas também de 60. Jogo inúmeras vezes contra duplas mistas ou pessoas com laços familiares entre si".


Na perspetiva deste rapaz, "quantos mais campos existirem, maior será a competitividade entre os diferentes estabelecimentos" e acrescenta que "terão de existir fatores diferenciadores para captar a atenção e novos praticantes".


É de surpreender o nível de pessoas que experimenta a modalidade e continua a jogar. Segundo a Federação Portuguesa de Padel (FPP), " a taxa de retenção dos first timers, ou seja, a percentagem de jogadores que continua a jogar depois da primeira vez é muito alta, superando provavelmente os 80 a 90%".

Comments


bottom of page