top of page
Foto do escritorDiana Fernandes

Boccia: uma modalidade inclusiva

O Boccia tornou-se uma modalidade Paralímpica em 1984. É uma atividade física e desportiva, tanto de exterior como de interior, criada para pessoas com deficiência ou incapacidade motora e, também, para atletas com paralisia cerebral ou outros problemas neurológicos.


Fonte: Comité Paralímpico de Portugal


Esta modalidade tem influências de um jogo da antiga Grécia, que se desenvolveu através do Império Romano, dando origem a vários jogos, dos quais se destacam a petanca e o bowling. Em Portugal surgiu em 1983, durante um curso organizado pela APPC (Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral) em parceria com a CP-ISRA (Associação Internacional de Desporto e Recreação para a Paralisia Cerebral).

Esta modalidade consiste num jogo de ataque e defesa, onde competem dois lados durante um número de sets. O objetivo é marcar o máximo de pontos possível, colocando as bolas de cores (seis azuis contra seis vermelhas) o mais próximo da bola branca, que tem o nome de “Jack” ou “bola alvo”. No final do jogo, vence quem obtiver maior pontuação no somatório das parciais.

O Boccia pode ser praticado individualmente, a pares ou com equipas de três. Poderá ser jogado em pé ou em cadeira de rodas, de várias idades e de ambos os géneros.

Em Portugal, as competições e os torneios são organizados pela PCAND (Paralisia Cerebral – Associação Nacional de Desporto). Para saber tudo o que precisa sobre o Boccia basta ir ao Paralympic Games, ou então, para ver alguns dos momentos dos Jogos Paralímpicos em Paralimpicsport TV.

21 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page