top of page
Foto do escritorRafaela Pereira

Basquetebol: um desporto para todos


Fonte: International Wheelchair Basketball Federation (IWBF)



Após a Segunda Guerra Mundial, surge o basquetebol em cadeira de rodas ou também denominado por basquetebol adaptado – uma variante do basquetebol tradicional, mas praticado como atividade de reabilitação de atletas com alguma deficiência motora.


Em Portugal, a modalidade começou a desenvolver-se assim que se sucedeu a Guerra Colonial. O ano de 1972 fez história, ao dar-se a primeira participação de Portugal nos Jogos Paralímpicos, na cidade de Heidelberg, na Alemanha.


Esta modalidade, tal como o basquetebol tradicional, é jogada por duas equipas compostas por cinco elementos cada. Um dos fatores utilizados é a cadeira de rodas adaptada que, segundo as regras estabelecidas pela Federação Internacional de Basquetebol em Cadeira de Rodas, pode ter três ou quatro rodas e os pneus traseiros devem ter o diâmetro máximo de 69 centímetros.


Com o propósito de dar oportunidade aos atletas com menor funcionalidade, estabeleceu-se uma classificação, numa escala de 1-4.5, em que os jogadores são avaliados conforme o respetivo desenvolvimento funcional em campo. A soma dos cinco elementos da equipa não pode ultrapassar o total de 14 pontos.


30 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page